5/29/2014

9º ano - Imigrantes na Europa

Os imigrantes na Europa

Após o término da Segunda Guerra Mundial, vários países europeus se reconstruíram e se destacaram no seguimento industrial, como a Alemanha e a França, com o crescimento econômico derivado desse setor tais nações se tornaram áreas de atração para trabalhadores, sobretudo, imigrantes.

No primeiro momento os imigrantes eram oriundos da própria Europa, de países como Portugal, Espanha, Itália e Grécia, que se dirigiram às nações mais desenvolvidas industrialmente com intuito de se colocar no mercado de trabalho. As vagas que surgiam nessas indústrias eram direcionadas a trabalhadores que não tinham uma boa qualificação, dessa forma recebiam baixos salários, geralmente não existia vínculos empregatícios, uma vez que eram trabalhos sazonais.
Barco com imigrantes é resgatado na ilha italiana de Lampedusa 


Mais tarde, a partir da década de 1960, houve uma alteração na configuração da origem dos imigrantes que se dirigiam para o continente europeu, esses eram originados das ex-colônias vindos de países localizados no continente africano e asiático. Dentre os que mais receberam esse fluxo migratório encontravam-se:

  • França, que recebeu grande número de imigrantes provenientes, por exemplo, da Argélia e do Marrocos, antigas colônias no norte da África;
  • Reino Unido, que recebeu grande número de imigrantes vindos da Índia, Paquistão, antigas colônias na Ásia.
Até mesmo as nações menos desenvolvidas do leste europeu começaram a absorver imigrantes, esse processo foi provocado, entre outros motivos, pelo aumento das desigualdades entre países centrais e periféricos. Países que sempre tiveram seus habitantes saindo para outros lugares do mundo passaram a receber imigrantes, sobretudo das ex-colônias como Brasil e o leste europeu.

Atualmente, existem em muitos países de atração movimentos contrários aos imigrantes, em Portugal, por exemplo, há grupos xenófobos, embora sejam poucos. Apesar disso, ocorre um intenso fluxo de imigrantes e, automaticamente, uma saturação no mercado de trabalho. Tal fato provavelmente produzirá reflexos como os que ocorrem na França, com iniciativas radicais e até mesmo violentas.
Manifestação Neonazista

Os adeptos à xenofobia condenam os imigrantes pela falta de trabalho, entretanto, esquecem que esse fator foi desencadeado pelos seus próprios líderes, que permitiram a entrada desses trabalhadores para executar tarefas que os nativos se recusavam a desenvolver. Esse processo é resultado do imperialismo ocorrido no passado, quando as metrópoles tinham como objetivo exclusivo explorar a colônia e nunca de estabelecer medidas para que essa engrenasse para o desenvolvimento.

Os movimentos xenófobos vêm crescendo gradativamente, especialmente a partir dos anos 80 com as crises econômicas que ocorreram nessa década e nos anos 90 com o aumento do desemprego em escala global. Segundo os líderes e adeptos desse tipo de movimento, essa aversão aos imigrantes não se deve a preconceitos por origem, e sim pela preocupação com a perda de identidade cultural, a competividade entre um nativo e um imigrante, pois o último se sujeita a menores salários e condições precárias de trabalho, isso força uma deflação geral. Além disso, a entrada da religião mulçumana na Europa é vista como uma ameaça, principalmente após os ocorridos em 11 de setembro nos EUA.

Devido às pressões de grupos xenófobos, o governo da França implantou medidas de restrição aos imigrantes, nesse caso, as origens mais afetadas são os africanos e mulçumanos (ex-colônias). Essa realidade não se resume somente à França, pois os outros países europeus desenvolvidos estabeleceram leis extremamente rigorosas para impedir a entrada de imigrantes.

Recentemente, o grupo de imigrantes que mais sofrem com a discriminação são os do leste europeu, os países da Europa Ocidental impuseram a cobrança de vistos, mas para adquiri-los as burocracias são tão grandes que se torna uma tarefa difícil de alcançar.

Esse tipo de discriminação por parte da população da Europa, especialmente da parte ocidental, tem proporcionado o crescimento e a atuação de grupos denominados de ‘neonazistas’. Esses chegam a ser extremistas, na Alemanha ocorre uma grande incidência de atentados a imigrantes.
Famoso caso de xenofobia aliada ao racismo


Essa questão é extremamente complexa e difícil de encontrar uma solução, segundo especialistas, isso se deve aos períodos de exploração das colônias, como se os imigrantes vindos dessas tivessem cobrando por tal ato. Na visão de outros estudiosos, essa temática não terá fim enquanto existir tanta disparidade entre países centrais e periféricos, pois as pessoas desse último sempre vão migrar em busca de sua sobrevivência.

Questões

1- Como se deu o fluxo migratório na Europa após  o término da Segunda Guerra Mundial?

2- Qual alteração ocorrida no fluxo migratória a partir de 1960? De onde vinham os imigrantes para França e Reino Unido, respectivamente?

3- O que é xenofobia, algo tão recorrente na Europa, a partir do fluxo migratório?

4- De que maneira a crise econômica provocou o crescimento dos movimentos xenófobos?

5- Quais as dificuldades encontradas pelos imigrantes na Europa?


Artilheiro da França não canta o hino em protesto contra xenofobia

Filho de imigrantes da Argélia, país que foi colônia francesa, Benzema aparentemente não se sente confortável com alguns trechos

O atacante Benzema chamou a atenção por não cantar novamente o hino francês antes da partida contra o Equador, no Maracanã. O artilheiro da França faz um protesto silencioso contra o hino por conta de trechos que têm xenofobia, segundo a imprensa do país.
Filho de imigrantes da Argélia, país que foi colônia francesa, Benzema aparentemente não se sente confortável com alguns trechos. "Se eu cantar o hino, não significa que vou marcar três gols. E se eu não cantar, mas quando o jogo começar fizer três gols, não acho que alguém vá dizer que eu não cantei a Marselhesa. Ninguém vai me obrigar a cantar. Mesmo alguns torcedores não cantam. Zidane, por exemplo, não cantava necessariamente", afirmou o atacante.
O hino é de 1792, quando a França estava dominada por exércitos estrangeiros que são repudiados na Marselhesa. Para alguns, no entanto, o verso que fala de "sangue impuro" pode ser interpretado como falando dos imigrantes e seus filhos, que na França atual são ameaçados pelo crescimento da extrema direita no país. O trecho diz: "Às armas, cidadaos/formai vossos batalhões/ marchemos, marchemos/ Que um sangue impuro/ banhe o nosso solo".
O protesto de Benzema foi muito discutido na França no ano passado. Jean Marie Le Pen, presidente de honra da ultraconservadora Frente Nacional, disse que o jogador não deveria mais ser convocado por se recusar a cantar o hino. Em 1998, o mesmo Le Pen defendeu que jogadores negros ou de origem árabe também não fosse chamados para a seleção francesa.

http://www.correio24horas.com.br/detalhe/noticia/artilheiro-da-franca-nao-canta-o-hino-em-protesto-contra-xenofobia/?cHash=ee7306429cd70ab04bc4f382b19e1bdc

Nenhum comentário:

Postar um comentário